Escola Maria Júlia obtém maior nota em avaliação do Ideb em Alto Araguaia

A Escola Municipal Maria Júlia de Almeida atingiu 7.4 no indicador.

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Escola Maria Júlia obtém maior nota em avaliação do Ideb em Alto Araguaia

Os investimentos na educação básica fizeram o município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) melhorar o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação (MEC). Os indicadores mostraram que a cidade saiu de nota 6.1 em 2015 para 6.3 em 2017 na avaliação feita com alunos da 4ª e 5ª séries dos anos iniciais, nota acima da meta projetada de 4,8.

As escolas da rede municipal de ensino em Alto Araguaia obtiveram crescimento na nota do Ideb se comparado com os indicadores de outras edições. A maior nota do IDEB 2017 de Alto Araguaia foi conquistada pela Escola Municipal Maria Júlia de Almeida ao atingir 7.4 no indicador. A Escola Municipal José Inácio Fraga, no Bairro Boiadeiro, por exemplo, saiu de 5.7 em 2015 para 5,9 este ano. A Escola Lourença Afonso de Melo atingiu nota 5.1 em sua primeira avaliação.

O prefeito Gustavo Melo (PSB) e a secretária de Educação Paula Fraga parabenizaram as diretoras, coordenadoras, secretárias, professores e servidores de cada unidade de ensino pelos indicadores.

IDEB  - O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede pública, por exemplo, é de uma nota 5,7. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.